(04/set) EDUCATION TALKS

(03/set) EMPREENDEDORISMO SOCIAL
28 de junho de 2019

(04/set) EDUCATION TALKS

TEMA: O PAPEL DO PROFESSOR NA NOVA ERA DA EDUCAÇÃO

Data: 04/09/2019

Local: Teatro Juarez Machado – Joinville/SC

Horário: 13h às 18h

 O sistema de educação atual sofre de envelhecimento nos seus métodos, procedimentos e currículos. Ainda hoje o status quo educacional é um resquício de pensamentos definidos no século XIX, para atender demandas sociais muito diferentes das que enfrentamos hoje em dia. Repetimos uma instituição que, em essência, é incapaz de dialogar com o mundo de hoje.

Enquanto isso, os estudantes se mostram a cada dia mais desmotivados e desatentos, em função da incapacidade dessas instituições de se conectar com eles. Videogames e computadores, vistos por muitos pais e professores como vilões, são a válvula de escape de uma geração criativa e conectada, que não se vê representada pela educação atual. A partir do momento em que uma sala de aula, onde dezenas de estudantes se veem desmotivados e incapazes de atender a uma determinada métrica, não são eles os que estão falhando, mas sim os meios e as métricas que estão sendo utilizados.

No contexto das transformações tecnológicas dos últimos anos, o modelo de ensino tradicional está chegando ao fim. A educação passiva perderá o espaço nos próximos cinco anos.

Diante deste cenário, as instituições de ensino precisam reaprender a ser organizações efetivamente significativas, inovadoras e empreendedoras, partindo do ponto no qual o estudante se encontra no processo de aprendizagem, das suas preocupações, necessidades, curiosidades e, com isto, construir um currículo que dialogue continuamente com a vida e com o cotidiano. Uma instituição centrada efetivamente no estudante e não no conteúdo, que desperte curiosidade e interesse.

Para isso é preciso de bons gestores, como agentes de transformação, bem como de educadores dispostos a mudar seus hábitos e seus papéis.  É preciso educadores que desenvolvam atividades mais significativas ao invés de aulas expositivas, com auxílio dos tradicionais quadros-negros, slides e livros impressos.

Sendo assim, a educação do futuro bate à porta das instituições de ensino e, com ela, indagações sobre as transformações que precisam ser feitas. Trata-se de um problema que exige uma mudança cultural bastante complexa para sua solução, onde é preciso repensar os papeis de cada um dos envolvidos.

O Education Talks é o um evento desenhado por professores para professores, com o anseio de estimular o debate sobre a educação contemporânea e de ampliar as visões sobre o novo papel dos educadores nesse processo.

Nesta edição o evento vai instigar a estruturação e desenvolvimento de estratégias didático-pedagógicas inovadoras, para uma educação com significado. Além de provocar o pensamento sistêmico, o Education Talks busca incentivar o engajamento do professor na sua missão pela Educação.

O evento propiciará aos participantes experiências educacionais através de palestras e de um painel com debates de temais, tais como: mudança de mindset do professor; competências socioemocionais das novas gerações de estudantes; aspectos de neuropsicopedagogia na aprendizagem contemporânea; o uso de tecnologia imersivas auxiliando os processos de ensino e aprendizagem, entre outros, que serão abordados por renomados professores e pesquisadores das áreas.

A quem se destina

  • Profissionais da educação, professores, gestores, que buscam se manter atualizados nas tendências e no futuro da educação.
  • Pais que buscam compreender os impactos que os novos modelos de ensino poderão causar no futuro de seus filhos e nos processos disruptivos no mercado de trabalho.

PROGRAMAÇÃO

13H00- CREDENDIAMENTO

13H40 – ABERTURA OFICIAL E MOSTRA CULTURAL A CARGO DA ARTE MAIOR

14H00 – PALESTRA EDUCAÇÃO: DAS COMPETÊNCIAS AO TEMPO DA CULTURA DIGITAL

Palestrante: Prof.Dr. Guto Niche Teixeira, Senac-RS e Líder GEG Google for Education

15H00 – ALFABETIZAÇÃO EMOCIONAL

Porque precisamos aprender o ABC das competências emocionais?
Palestrante: Priscila Nascimento de Bastos
Analista de sistemas, especialista em Engenharia de software. Diretora de Instrução do IEneagrama Norte SC. Trainer formada pelo IEneagrama com formação em Eneagrama da Personalidade, Eneagrama Processual e Formação em expressão corporal Reichiana

Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCRS (CAPES 6). É membro do Centro de Tecnologias Educacionais do Senac-RS. Líder de Grupo de Educadores Google Canoas (Google for Education). Possui formação e experiência internacional em Madrid e Barcelona (Espanha), com certificação em Liderazgo del Siglo XXI: Capacitador-Líder Coach y En Red-Abierto (La Salle Business School Madrid) e em Gestión de la Innovación y el Emprendimiento para la Competitividad Empresarial (Universitat Ramon Llull – La Salle Business School Barcelona). É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas do Mal e Bem-Estar na Docência, vinculado ao PPGEDU da PUCRS. Foi Coordenador de Pós-Graduação, Lato Sensu, no Senac-RS (mantenedora).

15H30 – PALESTRA “APRENDIZAGEM E NEUROCIÊNCIAS – NEUROPSICOPEDAGOGO UMA FÓRMULA PARA EDUCAÇÃO DO FUTURO”

Palestrante: Prof. Dr. Filipe Meneguelli Bonone, CENSUPEG

Graduado pela Universidade Gama Filho, Mestre em Neurologia Experimental pela Universidade Federal de São Paulo, Doutor em Ciências Neurologia/Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo e Especialista em administração de entidades do terceiro setor pelo Instituto Paradigma/USP. Atua como professor do programa de Neuropsicopedagogia da Faculdade CENSUPEG, ministrando aulas, palestras e formações, sobre o tema Neurociência e Educação, em todo país. Gestor de expansão das Unidades de Graduação EAD da Faculdade CENSUPEG. Atuou, também, como vice-presidente da Associação Brasileira de Epilepsia (ABE) conduzindo projetos, de cunho social e educacional, em parceria com empresas do setor privado que visaram a melhoria da qualidade de vida das pessoas com Epilepsia.

16H00 – Mostra de Circo da Escola de Circo de Joinville

16H30 – PALESTRA  “REALIDADE MISTA, TECNOLOGIAS VESTÍVEIS E COMO A ENGENHARIA PODERÁ AUXILIAR OS PROFESSORES NO DIA A DIA DO APRENDIZADO”

Palestrante: Prof. Dr. Aleksander S. Paterno, UDESC

Graduado em Engenharia Industrial Eletrônica e Telecomunicações pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1999) e mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (10/2003 e 01/2007, respectivamente). É professor associado V do departamento de engenharia elétrica e membro permanente do seu programa de pós-graduação. Atualmente é diretor de ensino de graduação do Centro de Ciências Tecnológicas. Atua nos seguintes temas: sistemas de instrumentação optoeletrônica e suas aplicações, processamento digital de sinais com aplicações em engenharia biomédica e instrumentação e em telecomunicações e pedagogia do ensino superior e psicologia escolar. Atua, também, na implementação e adaptação de técnicas de pedagogia do ensino superior, fundamentadas em teorias de neuropsicologia da aprendizagem para o aprimoramento de funções cognitivas em estudantes universitários. Paralelamente, desenvolve no âmbito da capacitação docente o grupo de aperfeiçoamento na UDESC para aprimoramento de aulas nos conteúdos específicos das disciplinas dos interessados, utilizando-se das metodologias fundamentadas nessas teorias.

17H00 – PAINEL O PROFESSOR NA ERA DA EDUCAÇÃO EXPONENCIAL

Moderador: Prof. Dr. Modesto Hurtado Ferrer, UFSC

Participantes: Prof.Dr. Guto Niche Teixeira (Senac-RS); Prof. Dr. Filipe Meneguelli Bonone (CENSUPEG); Prof. Dr. Aleksander S. Paterno (UDESC).

17H40 – ENCERRAMENTO, com mostra de dança contemporânea

Organização:

Apoio:

Inscreva-se agora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPRE SEU INGRESSO